Marcilene
de Assis Alves Araújo é Mestre em Letras pela Universidade
Presbiteriana Mackenzie – SP. Professora do Centro Universitário
UNIRG-TO e Diretora Acadêmica do Instituto Específico de Ensino
Pesquisa e Pós-graduação - IEP
A autora incia o artigo falando das diferentes formas de
comunicação do homem, desde os primórdios até os dias atuais. Ela
ressalta, também, a importância da evolução dos métodos de
ensino, e da relevância que o ensino de língua portuguesa tem sobre
a formação do indivíduo.
O artigo de Marcilene Araújo, apresenta por meio do estudo de
músicas regionais, aspectos linguísticos – culturais do Estado do
Tocantins. A teoria linguística é utilizada para o desenvolvimento
do estudo e da análise das variações linguísticas contidas na
letra da música, ''Nois é jeca mais nois é joia'', interpretada
por Genésio Tocantins, que retrata a cultura e o linguajar rural
tocantinense. Também, é abordado no artigo, o contexto histórico,
geográfico e sociocultural da região. O estudo da música foi um
método usado como forma de criar uma dinâmica na sala de aula e
melhorar a aprendizagem nas aulas língua portuguesa.
Foi utilizada uma análise quantitativa e qualitativa da letra da
música, em que, foram encontradas 159 ocorrências de metaplasmos,
sendo 59,27% para substituição, 22,01% para acréscimo e 18,24%
para supressão de fonemas, que são características linguísticas
tocantinense e também foram utilizados para ritmar a música. O
método de análise bibliográfica também foi aplicado.
Nos itens 2.1e 2.2, a autora traz definições sobre Sociolinguística
e Variação Linguística, o que ajuda o leitor a compreender melhor,
principalmente aqueles que não têm conhecimento nessa área, e
possibilita a compreensão do artigo em geral. No item 2.3, é
abordado a variação linguística na sala de aula, em que a autora
afirma: ''Muitos professores, atualmente, não se atentam para as
formas de correção quando
os alunos falam ou escrevem 'errados',
ou ainda o faz coibindo-os...'', esse caso é muito comum nas
escolas, pela falta do contato com a sociolinguística tanto por
parte dos professores quanto dos alunos. Realmente há uma
necessidade dessa relação entre os alunos e a sociolinguística,
para que os alunos tenham contato com a diversidade da nossa língua
e aprendam que essa diversidade faz parte da cultura de suas
regiões. Mas, existe também, a falta de interesse dos alunos,
principalmente, se tratando da aprendizagem da língua portuguesa, o
que dificulta ainda mais essa relação, visando isso, empregou-se o
estudo da letra da música. A escolha da música foi muito
interessante, pois de fato ela traz consigo características
regionais da vida dos moradores rurais, além de ser uma forma de
despertar o interesse dos alunos, e uma forma atrativa de
ensinar/mostrar a variação linguística aos alunos.
Ao longo da análise da letra da música, são apresentadas frases
que são marcas linguísticas do povo sertanejo de Tocantins,
seguidas de uma explicação da própria autora, o que ajudou na
interpretação do texto, já que as frases são compostas por
palavras que possam ter um outro significado. O estudo contribuiu
para a valorização variação linguística local, e também para o
conhecimento de que a língua sofre influência etária, cultural, e
regional, para que aos poucos o preconceito linguístico seja
vencido.