Instituição: Universidade
Federal de Alagoas – Faculdade de Letras
Curso:
Letras – Espanhol
Disciplina:
Organização do Trabalho Acadêmico
Professor: Dr. Alan Jardel de Oliveira
Aluna: Maria Ângela de Morais Santos
Tema
Geral: Linguagem e Identidade Cultural: Uma Abordagem
Sociolinguística
Tema
Específico: Sociolinguística
Tipo
de fichamento: Fichamento de Conteúdo
Referência: ARAÚJO, M. A. A.
O início do artigo fala sobre as diferentes formas utilizadas pelo
ser humano para comunicar-se ao longo de sua evolução, desde os
primórdios até os dias atuais, a constante evolução humana, a
necessidade da atualização dos métodos pedagógicos de educação
e a importância da língua portuguesa na formação do indivíduo
e a necessidade do contato com a variação linguística .
Foi utilizado nesse artigo um estudo e análise da letra da música
''Nois é jeca mais nois é Joia'' de Genésio Tocantins.
Para que haja contato entre os alunos e a sociolinguística é
necessário que a estratégia de aula seja modificada, ou seja, a
utilização de meios interativos como a música, e por meio dela
criar uma certa descontração nas aulas de língua portuguesa e ao
mesmo tempo alcançar o objetivo que é mostrar as variações
linguísticas aos alunos.
A sociolinguística estuda a relação existente entre a linguagem e
a sociedade, e ela reflete a realidade em que vivemos (onde moramos, a
idade, o sexo, e a classe social) no modo que falamos. E cabe a ela
fazer uma comparação e análise das variações de dialetos
regionais, e do modo de falar de homens e mulheres.
A variação linguística é a diversidade da língua e é oriunda de
uma descendência social e cultural. A variações podem ser
classificadas como estilística: em que cada pessoa tem o seu modo de
escrever e falar, sociocultural: está vinculada ao tipo de grupo,
cultura e também a idade do indivíduo, geográfica: em um mesmos
país cada região apresenta o seu falar, palavras com significados
diferentes, modo de pronunciar, históricas: a língua se diversifica
no tempo, ou seja, ela varia de acordo com o passar dos anos, pode
sofrer acréscimos, perdas ou substituições de sílabas ou fonemas,
modalidades: a variação depende da intenção de uso tanto da
escrita quanto na oralidade, pois dependendo da situação a escrita
não permite a presença da variação linguística, sendo esta mais
rígida do que a oralidade.
Gêneros textuais são tipos de textos e são utilizados de acordo
com a sua forma de uso. No caso da canção, é uma combinação
harmônica entre letra, melodia e ritmo, de grande relevância pois
apresenta uma vasta abordagem do aspectos da fonologia, morfologia,
sintaxe e semântico-pragmático, o estudo da letra da música
aproxima mais os alunos as diversidades, e comove mais do que a
linguagem.
A sociolinguística é a base da análise da letra da música para se
estudar as variações linguísticas presentes.
O estudo da letra da música ''Nois é jeca mais nois é joia''
interpretada por Genésio Tocantis, propõe demonstrar as variações
linguísticas existentes nesse texto, buscando mostrar as marcas do
sujeito (o modo de falar), e também fazer com que os jovens busquem
participar de uma nova aprendizagem levando o conhecimento adquirido
para o cotidiano.
A letra da música serve como demonstração da vasta variação
linguística presente no estado do Tocantins ao qual reflete a
sociedade e a cultura regional e nacional, que sofre influência da
cultua agrária , pois a economia do estado é baseada na atividade
agropecuária e a extração vegetal.
Foram estudadas nessa letra a variação geográfica: que está
vinculada ao local que se encontra o falante, a presença da
diferenciação de nomes para um mesmo objeto, variação histórica
sociocultural: as características típicas vividas pelos
tocantinenses da zona rural, ou seja, os costumes, a cultura local, o
modo de vida. Foram estudadas também as modificações fonéticas
sofridas pelas palavras, a subtração, o acréscimo ou substituição
de sílabas ou fonemas, como no título da própria música: ''Nois é
jeca mais nois é joia'', em que ''nós'' sofreu o acréscimo do
fonema /i/ (epêntese), em outras partes do texto ocorrem as trocas do fonema /e/ pelo fonema /i/
(assimilações), troca do /l/ pelo /r/ (rotacismo), e a subtração
do fonema /m/ em ''bestage'' (apócope), Ficou evidenciado pelo levantamento do estudo que 59,75% o uso da
substituição, 22,01% para acréscimo de fonemas e 18,24% de
subtração de fonemas.
Por meio deste estudo foi permitido um contato maior com a
diversidade da nossa língua materna, pudemos ver que as músicas
regionais têm um papel importante na formação de cada indivíduo
na sociedade, pelos aspectos culturais, em que se constroem os
costumes e tradições, deixando claro a importância de se aprender
sobre a variação linguística, com o objetivo de preservar e
expandir a cultura. Além disso, este estudo permitiu por meio da
sociolinguística mostrar uma forma interativa de se trabalhar alguns
aspectos da língua por meio de letras musicais, estimulando a
aprendizagem, e também a analise e o estudo das variantes.