sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Fichamento

Instituição: Universidade Federal de Alagoas – Faculdade de Letras
Curso: Letras – Espanhol
Disciplina: Organização do Trabalho Acadêmico
Professor: Dr. Alan Jardel de Oliveira
          Aluna: Maria Ângela de Morais Santos
Tema Geral: Linguagem e Identidade Cultural: Uma Abordagem Sociolinguística
Tema Específico: Sociolinguística
Tipo de fichamento: Fichamento de Conteúdo
          Referência: ARAÚJO, M. A. A.

O início do artigo fala sobre as diferentes formas utilizadas pelo ser humano para comunicar-se ao longo de sua evolução, desde os primórdios até os dias atuais, a constante evolução humana, a necessidade da atualização dos métodos pedagógicos de educação e a importância da língua portuguesa na formação do indivíduo e a necessidade do contato com a variação linguística .
Foi utilizado nesse artigo um estudo e análise da letra da música ''Nois é jeca mais nois é Joia'' de Genésio Tocantins.
Para que haja contato entre os alunos e a sociolinguística é necessário que a estratégia de aula seja modificada, ou seja, a utilização de meios interativos como a música, e por meio dela criar uma certa descontração nas aulas de língua portuguesa e ao mesmo tempo alcançar o objetivo que é mostrar as variações linguísticas aos alunos.
A sociolinguística estuda a relação existente entre a linguagem e a sociedade, e ela reflete a realidade em que vivemos (onde moramos, a idade, o sexo, e a classe social) no modo que falamos. E cabe a ela fazer uma comparação e análise das variações de dialetos regionais, e do modo de falar de homens e mulheres.
A variação linguística é a diversidade da língua e é oriunda de uma descendência social e cultural. A variações podem ser classificadas como estilística: em que cada pessoa tem o seu modo de escrever e falar, sociocultural: está vinculada ao tipo de grupo, cultura e também a idade do indivíduo, geográfica: em um mesmos país cada região apresenta o seu falar, palavras com significados diferentes, modo de pronunciar, históricas: a língua se diversifica no tempo, ou seja, ela varia de acordo com o passar dos anos, pode sofrer acréscimos, perdas ou substituições de sílabas ou fonemas, modalidades: a variação depende da intenção de uso tanto da escrita quanto na oralidade, pois dependendo da situação a escrita não permite a presença da variação linguística, sendo esta mais rígida do que a oralidade.
Gêneros textuais são tipos de textos e são utilizados de acordo com a sua forma de uso. No caso da canção, é uma combinação harmônica entre letra, melodia e ritmo, de grande relevância pois apresenta uma vasta abordagem do aspectos da fonologia, morfologia, sintaxe e semântico-pragmático, o estudo da letra da música aproxima mais os alunos as diversidades, e comove mais do que a linguagem.
A sociolinguística é a base da análise da letra da música para se estudar as variações linguísticas presentes.
O estudo da letra da música ''Nois é jeca mais nois é joia'' interpretada por Genésio Tocantis, propõe demonstrar as variações linguísticas existentes nesse texto, buscando mostrar as marcas do sujeito (o modo de falar), e também fazer com que os jovens busquem participar de uma nova aprendizagem levando o conhecimento adquirido para o cotidiano.
A letra da música serve como demonstração da vasta variação linguística presente no estado do Tocantins ao qual reflete a sociedade e a cultura regional e nacional, que sofre influência da cultua agrária , pois a economia do estado é baseada na atividade agropecuária e a extração vegetal.
Foram estudadas nessa letra a variação geográfica: que está vinculada ao local que se encontra o falante, a presença da diferenciação de nomes para um mesmo objeto, variação histórica sociocultural: as características típicas vividas pelos tocantinenses da zona rural, ou seja, os costumes, a cultura local, o modo de vida. Foram estudadas também as modificações fonéticas sofridas pelas palavras, a subtração, o acréscimo ou substituição de sílabas ou fonemas, como no título da própria música: ''Nois é jeca mais nois é joia'', em que ''nós'' sofreu o acréscimo do fonema /i/ (epêntese), em outras partes do texto ocorrem as trocas do fonema /e/ pelo fonema /i/ (assimilações), troca do /l/ pelo /r/ (rotacismo), e a subtração do fonema /m/ em ''bestage'' (apócope), Ficou evidenciado pelo levantamento do estudo que 59,75% o uso da substituição, 22,01% para acréscimo de fonemas e 18,24% de subtração de fonemas.
Por meio deste estudo foi permitido um contato maior com a diversidade da nossa língua materna, pudemos ver que as músicas regionais têm um papel importante na formação de cada indivíduo na sociedade, pelos aspectos culturais, em que se constroem os costumes e tradições, deixando claro a importância de se aprender sobre a variação linguística, com o objetivo de preservar e expandir a cultura. Além disso, este estudo permitiu por meio da sociolinguística mostrar uma forma interativa de se trabalhar alguns aspectos da língua por meio de letras musicais, estimulando a aprendizagem, e também a analise e o estudo das variantes.